sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Conheça o maior projeto mundial de pesquisa em energia marinha

Um consórcio de 19 empresas e 25 centros de pesquisa espanhóis executará, ao longo de três anos, o maior projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de energia marinha do mundo.

Trata-se da iniciativa “Ocean Lider”, cujo objetivo é explorar as tecnologias necessárias para produzir energias renováveis a partir da força do oceano (ondas e correntes marinhas).
O projeto conta com um orçamento imponente, 30 milhões de euros, e será liderado pela empresa Iberdola Ingeniería. O projeto conta com o apoio do Estado espanhol e recebeu uma subvenção de 15 milhões de euros de instituições nacionais.

Espera-se que o esforço de investigação ajude a desenvolver ao máximo este tipo de energia no país, de forma a acompanhar a grande evolução da geração de energia eólica na Espanha, uma das principais fontes energéticas do país.

Sua importância é representada pelo recorde obtido na madrugada de 8 de novembro de 2009. Graças a uma tempestade de vento, as turbinas eólicas produziram 11546 MW: mais de 50% da eletricidade consumida em todo o país. (El País)

Se esta nova iniciativa tiver sucesso, a Espanha sem dúvida assumirá a liderança mundial no âmbito das energias renováveis, um exemplo a ser seguido por outros países do mundo.

Neste momento, o projeto mais conhecido de produção de energia marinha por correntes oceânicas denomina-se SeaGen e está localizado na Irlanda.

Fonte: PlanetGreen

Um comentário:

  1. Vi também o blog do Frederico e adorei além de compartilhar com êle as preocupaçoes e esperanças. É um trabalho muito bem feito com um desenho gráfico lindo e atual.
    Filho, estas forma as palavras da Laura Ramo, ex-bolsa escola, e agora está morando em Madri,ela me enviou num email.

    ResponderExcluir