quinta-feira, 1 de abril de 2010

ECOndomínio no Brasil

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, será sede do Neo, o primeiro condomínio residencial do Brasil capaz de produzir energia eólica para aquecer a água consumida por todos os apartamentos do residencial.

Para isso, o projeto, que será implantado no bairro Novo Campeche, prevê a instalação de duas turbinas de vento – uma em cada torre do condomínio –, no topo dos edifícios. Apesar de não serem as mais potentes do mercado, as turbinas se destacam pelo design vertical, inovador na área, e também por sua forma de hélice, que dificulta a morte acidental de pássaros, presos nas turbinas.

Para conseguir aquecer toda a água utilizada pelas 24 residências do condomínio, o Neo contará com a ajuda de paineis de energia solar, que atuarão nos dias em que os ventos não estiverem tão fortes. Já nas ocasiões em que houver ventania no residencial e as turbinas eólicas produzirem mais do que o necessário, a energia será utilizada para aquecer a água das piscinas ou, ainda, em outras atividades nas áreas comuns do condomínio.

Baseado em um novo conceito internacional para empreendimentos imobiliários, chamado Next Generation, o Neo ainda contará com sistemas de reaproveitamento da água da chuva e de uso inteligente dos sanitários, além de uma estação de tratamento de água, para reutilizá-la nos jardins e áreas comuns do condomínio.

O projeto desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Jaques Suchodolski tem previsão de entrega para o verão de 2012 e pretende ser um empreendimento imobiliário modelo para o Brasil no quesito sustentabilidade.

Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário