sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nossos avós viviam mais de perto

7 hábitos verdes de nossos avós que deveríamos retomar

Varais para pendurar roupas, um dos hábitos que devemos manter – ou reincorporar. ©tobyleah.

Mais por necessidade que por opção, as gerações passadas tinham um estilo de vida muito mais sustentável que o atual. Provavelmente mais por necessidade que por opção, as gerações passadas tinham um esitlo de vida muito mais sustentável que o atual. Basta pensar nos potes e garrafas de vidro retornáveis que eram utilizados para alimentos e bebidas, nas bolsas de tecido e carrinhos de feira usados por nossas avós, e na ausência de produtos de plástico descartáveis nas casas para se ter uma ideia do que estamos falando.


Apesar de ser impossível voltar a viver como naqueles tempos porque os avanços tecnológicos e culturais já fazem parte de nossas vidas, há alguns hábitos que bem poderíamos retomar. 



O site Mother Nature Network apresenta uma lista interessante de sete hábitos simples que nossos avós cultivavam – e que nós bem poderíamos voltar a adotar:

-Beber água corrente (quando for possível e seguro) e evitar o consumo de água engarrafada, uma atitude que as gerações atuais já começam a debater.


-Secar a roupa em varais, em vez de usar uma secadora elétrica que consome grandes quantidades de energia.


-Semear plantas comestíveis e árvores frutíferas em jardins, além de comprar frutas e legumes de produtores locais, evitando consumir alimentos que viajam quilômetros para chegar à sua mesa, vindas de fazendas em diferentes partes do país.


-Recolher a água da chuva para regar jardins, lavar carros e outros usos, economizando na conta de água e aliviando a pressão sobre as reservas de água doce do planeta.


- Evitar comer fora o tempo todo, levando o almoço pronto para o trabalho e assim diminuir a quantidade de lixo gerado pelos alimentos industrializados (embalagens de comida congelada, recipientes de plástico descartáveis, etc.).


-Jogar cartas, dados e jogos de tabuleiro, cujo impacto no consumo energético é menor que os dispositivos eletrônicos utilizados pelas crianças.

-Comprar menos - a principal virtude cultivada pelas pessoas de gerações passadas. Seja pela falta de recursos, porque os bens eram mais caros ou simplesmente porque as coisas duravam mais tempo, em geral, as pessoas das gerações anteriores compravam menos do que nós. Muitos grupos incentivam o consumo responsável, criando datas como o “Dia de não comprar nada” (Buy nothing day) no Reino Unido. Além disso, foi comprovado que o consumo desenfreado de produtos não traz felicidade.


Você já pratica alguns destes hábitos? Seus avós cultivavam algum outro hábito “verde”?

Fonte: blogs.discoverybrasil.com

2 comentários:

  1. Muito bom...
    Dizem que avançamos... Esta é uma palavra complicada e ampla, pois muitas melhorias aconteceram em vários pontos, porem o consumismo excessivo aumenta cada vez mais, com isso aumentamos mais o nosso lixo e aceleramos o desgaste da terra.
    Tem um vídeo no youtube que é muito interessante, é um pouco grande mais vale a pena.
    Link:
    http://www.youtube.com/watch?v=U8m4aNj0Rjk
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei da participação Ramonzinho, é isso mesmo!
    Minha avó era uma ambientalista exemplar, neutralizou todas as suas emissões de CO2 sem querer querendo. Será que estamos avançando, sei que devemos remodelar vários paradigmas para poder "avançar". Forte abraço!

    ResponderExcluir