quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Renováveis permitem Portugal poupar

Foto: Greenpeace

Em 2015, a utilização de energias renováveis vai permitir a redução das importações, que se traduzirão em poupanças significativas. Tudo porque a produção desta energia vai aumentar 67%.

O desenvolvimento e exploração de energias renováveis em Portugal vai permitir uma poupança de 13,1 mil milhões de euros na importação de energia eléctrica até 2015. A conclusão é de um estudo da consultora Deloitte e da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren), apresentado ontem em Lisboa.

Assim sendo, com o recurso a fontes de energia eólica ou hídrica, Portugal vai poder evitar, entre 2005 e 2015, importações de cerca de 30 milhões de toneladas de carvão, 30 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, 30 mil gigawatt por hora (GWh) de electricidade e 10 milhões de barris de fuelóleo.

Só em 2008, Portugal importou o equivalente a cerca de 33 mil GWh de electricidade e de combustíveis fósseis que serviram de matéria-prima para a produção de energia. Mesmo assim, o sector das renováveis já contribuiu neste ano para reduzir as importações em cerca de 1,27 mil milhões de euros. As energias alternativas contribuíram, assim, para diminuir em 6% o saldo negativo da balança comercial portuguesa, que ficou nos 21,4 mil milhões de euros, refere o estudo.

Apesar da poupança proveniente de uma maior produção de energias renováveis, Portugal continuará a importar, com um maior foco no gás natural, reduzindo a dependência de fuelóleo e energia eléctrica.

Segundo as previsões do estudo, a produção nacional de electricidade a partir de energias renováveis deverá aumentar 14 mil GWh em 2015 face ao valor registado em 2008, o que corresponde a um aumento acumulado de 67%.

Só em 2008 o aumento da capacidade instalada foi de 10%, atingindo os 8300 megawatts, ano em que a produção de energia através das renováveis foi 28% superior a 2005, atingindo os 20 900 GWh.

Apesar de ter uma representação marginal a nível mundial, Portugal é o quarto país da UE com maior peso de fontes de energias renováveis no consumo eléctrico nacional.

Fonte: http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheNoticias.asp?ID_conteudo=328&ID_area=23

Nenhum comentário:

Postar um comentário