sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Microgeração: em busca de melhores dias
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na semana passada, a realização da audiência pública que apresenta propostas para reduzir barreiras referentes à instalação de micro e minigeração distribuída incentivada e para promover alteração no desconto das tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão (TUSD e TUST) para usinas solares. Os interessados em contribuir terão prazo até o dia 14 de outubro. A agência realizará uma sessão presencial no dia 6 de outubro.
A proposta sobre micro e minigeração distribuída visa criar o Sistema de Compensação de Energia. Esse sistema funcionará da seguinte forma: quando a energia gerada for superior à consumida em um determinado mês, o saldo positivo será utilizado para abater o consumo na fatura do mês subsequente, mantido o custo de disponibilidade. Os créditos gerados expiram após 12 meses.
De acordo com a proposta, as distribuidoras terão até 180 dias após a publicação da resolução para elaborar ou revisar normas técnicas para tratar do acesso de minigeração e microgeração distribuída incentivada, tendo como referência os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), as normas brasileiras e, de forma complementar, as normas internacionais.
Outro tema importante em audiência é o incentivo à instalação da fonte solar fotovoltaica. A proposta trata de alteração da Resolução Normativa nº 77/2004 para elevar o desconto na TUSD e TUST de 50 para 80%, nos primeiros 10 anos de operação da usina, para centrais geradoras com até 30 megawatts (MW) de potência injetada. Após os 10 anos, o desconto retornaria para 50%.
Os interessados em participar do assunto em audiência poderão enviar contribuições para o e-mail ap042_2011@aneel.gov.br, para o fax (61) 2192-8839, ou pelo correio para o endereço SGAN – Quadra 603 –Módulo I – Térreo/Protocolo Geral da ANEEL – Brasília – DF – CEP 70.830-030. (DB/GL).
Fonte: Agência Ambiente Energia -
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Light-Bending Polymer Sticker Boosts Solar Panel Output by 10% Read more: Light-Bending Polymer Sticker Boosts Solar Panel Output by 10% | Inhabitat - Green Design Will Save the World
Looking for an instant power boost for your solar panels? Slap on a large, transparent sticker by Genie Lens Technologies to get 10 percent more juice. The polymer film, which can be applied to panels you already have installed, comes riddled with microstructures that bend incoming sunlight for better absorption. More light equals more electricity, which in turn lowers the per-watt cost of solar power.
Read more: Light-Bending Polymer Sticker Boosts Solar Panel Output by 10% | Inhabitat - Green Design Will Save the World
Read more: Light-Bending Polymer Sticker Boosts Solar Panel Output by 10% | Inhabitat - Green Design Will Save the World
Novo Tipo de Módulo Solar FV Multicolorido
A empresa QSolar, sediada em Calgary, Canadá, desenvolveu uma linha especial de painéis solares que usa um tipo inovador de célula fotovoltaica. Batizado de Krystal, o novo dispositivo possui a vantagem de ser multicolorido e semitransparente, podendo ser usado como revestimento de parede em prédios ou no lugar de vidros em janelas e claraboias.
Sempre que se pensa em painéis solares de casas e prédios, imediatamente surge a imagem de placas escuras, grandes e desajeitadas instaladas nos telhados. A linha Krystal pode quebrar esse tabu. Além de possuir várias cores (vermelho, verde, azul, rosa e cinza), esses painéis não usam moldura de metal entre os segmentos e são mais finos e flexíveis, abrindo um novo leque de possibilidades na construção civil.
Um exemplo seria usá-los no lugar do telhado semitransparente que vemos nos estacionamentos dos supermercados ou adicionar um aspecto de mosaico à fachada de um edifício inteiro, ao mesmo tempo que contribui para deixar a conta de luz mais barata.
Segundo o presidente da empresa, Andreas Tapakoudes, o mercado de células fotovoltaicas integradas a edificações está crescendo rapidamente na Europa, o que garante a expansão da nova tecnologia “mais do que verde”.
Leia mais em:http://www.tecmundo.com.br/10711-empresa-desenvolve-novo-tipo-de-painel-solar-multicolorido.htm#ixzz1UjOflVYZ
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Aneel: incentivo à geração solar
Da Agência Ambiente Energia - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Chamada de Projeto Estratégico de P&D “Arranjos técnicos e comerciais para inserção da geração solar fotovoltaica na matriz energética brasileira”. A chamada será publicada nos Diário Oficial da União dos próximos dias.
O objetivo é proporcionar a viabilidade técnica e econômica da geração solar fotovoltaica em território nacional, estimulando a redução dos custos e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva no país; além de contribuir para aumentar a segurança do abastecimento eletro-energético e para a diversificação da matriz energética.
A discussão sobre o tema se intensificou em 2010, quando foi criada uma comissão técnica composta pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), pela Aneel, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A meta dessa comissão é promover soluções científico-tecnológicas e inovações para o atendimento das necessidades do país relacionadas ao setor de energia elétrica e ao desenvolvimento nacional.
Assinar:
Postagens (Atom)