Entrou em operação o Parque Eólico de Praia do Morgado, criado da parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Energimp, subsidiária da Impsa, multinacional argentina de energias renováveis.
Localizado no município de Acaraú, a 260 quilômetros de Fortaleza (CE), o Parque Eólico de Praia do Morgado, de 28,8 MW, está numa área de 366 hectares e conta com 19 aerogeradores de 1,5 MW fabricados pela Impsa.
O Praia do Morgado é o segundo de uma série de três plantas eólicas a serem instaladas no Ceará, com investimentos de R$ 213 milhões pela Cemig, que detém 49% da participação acionária dos empreendimentos.
A primeira usina eólica da Cemig no Ceará foi inaugurada em 20 de agosto de 2009. O Parque de Praias de Parajuru, localizado no município de Beberibe, a 103 quilômetros de Fortaleza, conta com 19 aerogeradores e tem capacidade instalada de 28,8 MW. Está prevista ainda para o primeiro semestre de 2010 a implantação de um terceiro parque, Volta do Rio (42 MW), também localizado em Acaraú.
Juntos, os três parques eólicos cearenses possuem capacidade instalada de 99,6 MW. Os recursos da Energimp e da Cemig nos empreendimentos totalizam R$ 550 milhões. Os parques eólicos fazem parte do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), do Governo federal, e a energia gerada será comercializada para a Eletrobrás.
Atlas Eólico
A Cemig foi a primeira empresa a operar uma usina eólica conectada ao sistema elétrico nacional, com a construção da Usina Morro do Camelinho em 1994.
Como parte da política da empresa de investir em fontes de energia renováveis, que causam baixo impacto ambiental e têm viabilidade econômica, a Cemig lançou no início de maio o Atlas Eólico de Minas Gerais. O mapeamento traz dados completos sobre a circulação geral dos ventos no território mineiro e identifica os locais promissores no Estado para implantação de empreendimentos de geração de energia eólica.
Fonte: Hoje em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário