terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fundo Clima incentiva projeto de energia solar

No Último dia 13 de fevereiro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, anunciaram no Rio de Janeiro, que vão aumentar o incentivo nas linhas de crédito do Fundo Clima, que acumula R$ 560 milhões para ações de mitigação e adaptação ao aquecimento global.

 “O Brasil já teve um avanço significativo em biomassa e eólica”, disse Izabella, ao afirmar que agora o foco deve ser em energia solar e na proveniente dos oceanos. Essas renováveis têm a mais baixa taxa de juros do fundo para investimento – de 2,5% a 5,6% ao ano – redução de 4,9 pontos porcentuais em relação à taxa usualmente cobrada pela BNDES. No caso da energia gerada com base no uso de biomassa e vento, a nova taxa varia de6,4% a 9,5% ao ano.

O incentivo vai ser maior também para projetos de combate à desertificação e redução da emissão dos gases de efeito estufa no transporte, cujas taxas variam de 3% a 7,5% ao ano.

Izabella estimou que até 2014 sejam investidos R$ 1 bilhão – recursos são provenientes da parcela de até 60% da Participação Especial do Petróleo recebido pelo ministério. É um dos instrumentos do governo para cumprir o compromisso voluntário do País de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de gases-estufa projetadas até 2020.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário