quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Noronha Solar

Foto: Coutinho 2012

A famosa ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, terá um sistema de energia solar. A ação é do grupo Neonergia que investirá R$ 5 milhões neste projeto, que integra o Programa de Eficiência Energética aprovado pela Aneel.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) será responsável pela implantação de painéis solares à rede elétrica da ilha, ou seja, a geração de energia ainda será em parte de termelétrica. Esta ação integra os projetos da Celpe em tornar a ilha mais sustentável.

O projeto de Geração Solar Fotovoltaica na ilha foi assinado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, pois a área de cerca de seis mil metros quadrados onde serão instalados os painéis pertencem à Aeronáutica. A expectativa é que o sistema gere 600 MWh anualmente, o que representa 6% do consumo da ilha.

“Pela regras, só podemos doar placas para baixa renda e órgãos públicos. Por isso, fizemos essa parceria com o Comando da Aeronáutica. Mas essa energia gerada vai beneficiar toda a ilha”, afirmou Ana Mascarenhas, assessora de eficiência energética do grupo Neoenergia, ao Diário de Pernambuco.
A Celpe também se uniu ao governo de Pernambuco para tornar os prédios públicos de Fernando de Noronha mais eficientes. Está previsto o montante de R$ 650 mil para a compra, transporte e instalação dos equipamentos que, consequentemente diminuirá em quase 10% o consumo anual de óleo diesel utilizado na geração energética na ilha.

Os prédios também devem trocar lâmpadas, condicionadores de ar e refrigeradores de alto consumo energético. Tais aparelhos serão substituídos por iluminação LED e aparelhos com selo Procel de economia. Desta forma, serão economizadas 97,7 MWh/ano.

Algumas pousadas da ilha já usavam energia solar para aquecimento de água, porém será a primeira vez que painéis de geração de energia solar fotovoltaica serão conectados à rede elétrica de Noronha. A previsão é que o projeto seja concluído até o fim de 2012. Com informações do G1 e Diário de Pernambuco.

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário