quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Energia limpa em estradas


O consenso geral em relação aos automóveis é que eles devem ser evitados em favor do transporte público, e assim, diminuir o impacto sobre o meio ambiente. Mas esse impacto pode ser amenizado de outras formas, como mostram diversos projetos nos Estados Unidos, que visam aproveitar a energia gerada pelas estradas com base em energia solar e eólica, entre outras alternativas.

Um artigo do site Green Inc focaliza um projeto de demonstração de uma estrada solar lançado no estado do Oregon, nos Estados Unidos, com painéis solares especiais montados às margens de uma rodovia. Eles podem gerar cerca de 104 kilowatts, que alimentam cerca de um terço das luzes de um trecho da estrada.

Já o estado de Massachusetts anunciou um plano para instalar uma turbina eólica em um terreno adjacente a uma estrada, chamado Área de Descanso de Blandford, em Turnpike. A turbina poderia produzir energia suficiente para alimentar 400 residências.

Um terceiro projeto chama-se Green Roadway, ou Estrada Verde, e foi criado pelo executivo de mídia Gene Fein e o escultor Ed Merritt. A iniciativa propõe instalar turbinas eólicas pequenas ao longo das estradas, que podem ser movidas tanto por ventos normais como pelos gerados pelos carros. A energia poderia ser usada em residências ou em estações de abastecimento de carga para veículos elétricos.

Finalmente, pesquisadores estão avaliando alternativas para obter energia das estradas por transferência, utilizando materiais pizoelétricos e redutores de velocidade.

A Administração Federal de Estradas dos Estados Unidos já mostrou interesse em explorar estas alternativas e planeja financiar vários projetos. Se não diminuírem o impacto dos automóveis, ao menos as iniciativas ajudarão a compensá-lo.
Foto: O projeto solar do Departamento de Transportes do Oregon

Nenhum comentário:

Postar um comentário