quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fragilidade energética nacional

Por Freddy Leitão

Caros amigos, em meio ao interligado caos elétrico atual aliado à desorientação político-administrativa energética brasileira e à demora para se afirmar as razões do problema, sem dúvida, ao amanhecer de um novo dia, resplandecem os fatores obscuros no cenário nacional.

Lições e sinais nos são enviados diariamente e "em terra de cego que tem olho é rei." O meu sentimento é da insustentabilidade de um governo que trata a problemática ambiental a status de segundo escalão. Abram os olhos e não se deixem enganar pela maquiagem eleitoral do próximo ano.

O blog viVERDEperto, primordialmente almeja apontar soluções mas não será cego, surdo ou mudo de deixar à margem acontecimentos históricos ambientais. Fica o mapeamento da fragilidade e à sombra a gravidade da questão ramificada em 10 Estados brasileiros e no Paraguai.

De vermelho Estados totalmente afetados e de amarelo os parcialmente.



Errata: No momento da postagem pensava-se que o problema fosse como mostrado no mapa, porém agora sabe-se que o apagão atingiu 18 Estados e foi muito pior.

Um comentário:

  1. "MME: queda de 3 linhas de transmissão causou apagão"

    O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje que o apagão que atingiu boa parte do País ontem à noite foi causado pela queda de três linhas de transmissão que transportam energia da hidrelétrica de Itaipu. Foram elas: duas linhas entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (em São Paulo).
    Segundo o secretário, a queda foi causada por "condições meteorológicas adversas", mas ele não especificou quais foram. De acordo com Zimmermann, o sistema já voltou a operar e o apagão teve uma duração total de quatro horas.
    (http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=22567699)

    ResponderExcluir