segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tecnologia absorve energia dos carros

Placas cinéticas e solares estão entre as medidas que um supermercado usará para captar energia do movimento dos automóveis

Junho 23, 2009 08:35 PM

Por Stella Dauer

Quantas pessoas não adoram ir às compras em finais de semana e dias chuvosos, cada uma com seu carro? Uma rede de supermercados inglesa percebeu o potencial desse fato e planeja implementar em seus estacionamentos uma tecnologia que absorve energia dos veículos que entram e saem.

De acordo com o site Tech Blorge , quando um veículo passar sobre as placas cinéticas posicionadas no estacionamento, a energia será capturada e devolvida ao mercado Sainsbury, deixando de consumir essa energia da concessionária. O sistema funciona melhor em áreas nas quais os carros costumam frear, assim o equipamento limpa a potência da energia cinética dos veículos enquanto estes reduzem sua velocidade. Espera-se que as placas produzam 30kW de energia por hora, o que é mais do que suficiente para sustentar os caixas.

Segundo o press release liberado pela rede de supermercados, o sistema criado por Peter Hughes da Highway Energy Systems não prejudica de nenhuma forma o veículo, e o motorista não sente nenhum distúrbio ao passar por cima das placas. O equipamento já fora testado antes, em áreas privativas das lojas, para garantir seu bom funcionamento.

"Isso é revolucionário. Não apenas somos os primeiros a utilizar essa tecnologia de ponta em nossas lojas como também nossos clientes poderão participar ativamente dessa iniciativa, sem esforço ou custo extra", declarou Alison Austin, gerente de meio ambiente da Sainsbury em nota publicada no site New Energy Focus .

A primeira loja da rede a receber o sistema está localizada em Gloucester Quays, no Reino Unido. Em dois anos o estabelecimento recolherá água da chuva que será utilizada nos banheiros, noticiou o site Daily Mail , e painéis solares aquecerão toda a água quente durante o verão, além de reutilização ou reciclagem de 90% do lixo produzido.

De acordo com o site Low Carbon Economy a companhia espera reduzir suas emissões de carbono em até 25% por metro quadrado até 2012, comparando com os dados dos níveis de 2004 e 2005. O site da rede, que pode ser acessado pelo endereço tinyurl.com/nhgjkb traz mais informações sobre sua campanha.

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