quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Saúde, Bicicleta e Energia Renovável

Por Freddy Leitão

Que o modelo de ciclovias em Paris é copiado por outras cidades pelo mundo, já não é novidade. Contudo esta experiência está por revolucionar ainda mais a cidade da luz e, conseqüentemente, irá radiar sua lucidez mais uma vez.

A partir de junho de 2007 foi inaugurado um sistema de aluguel de bicicletas muito interessante em Paris. Informatizado, rastreado por GPS e gerido eletronicamente, permite que assinantes andem, passeiem ou utilizem bikes como meio de transporte por toda a cidade.

O método é muito simples, com o cartão você a retira de um estacionamento “vélos” e a estaciona novamente em qualquer outro ponto comum ao sistema. São muitos os lugares associados ao meio ciclístico. Tendo primeira meia hora grátis, além de estimular a saúde por exercícios físicos, o modelo não é poluente e é acessível aos menos favorecido.

Tal principio de integração da magrela à rede de circulação de Paris, entusiasma e entusiasmara ainda mais aos cidadãos globais, que o diga o Governador fluminense Sérgio Cabral. O que pode revolucionar o sistema é o fato de que todas energias advindas das pedaladas do usuário são armazenadas em baterias nas bicicletas e, quando estacionadas, a energia é transferida a uma central. A partir dai, a energia renovável pode ser utilizada como bem se entender. Em um futuro tão próximo, Paris - a cidade da luz - terá um brilho mais humano ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário