sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fogo, Comida e Energia

A hora de cozinhar pode alimentar agora não só estômagos vazios. Criação do engenheiro mecânico Ronaldo Sato, o BMGLUX é um fogão a lenha que também gera energia elétrica e já está sendo testado por famílias de seringueiros do Acre que vivem isoladas na floresta.

O equipamento tem tecnologia 100% nacional e é fabricado pela Energer Geradores de Energias Renováveis Ltda. Ele é destinado a pessoas que vivem em pontos remotos, aonde a rede elétrica não chega.

Além de manter contato com outros estados para oferecer a invenção, a empresa, embora não dê mais detalhes sobre o negócio, já está em entendimentos iniciais para montar uma fábrica na África.

O desenvolvimento do produto levou quatro anos. Ronaldo explica que o BMGLUX aproveita o calor para duas funções: cozinhar e gerar vapor sem caldeira.

— Encontrada a energia térmica, movimenta-se um motor a vapor, que aciona um conjunto mecânico responsável por produzir energia elétrica através de um pequeno gerador — diz ele.

Ronaldo lembra que se desperdiça muita energia em fogões domésticos, pois se esquenta uma grande área para aproveitar o calor só na superfície das panelas. Com isso, o desperdício de lenha também é grande. Ele enumera outras vantagens do BMGLUX: — O fogão não utiliza caldeira e elimina qualquer risco para o usuário. Isso porque, sem caldeira, não há acúmulo de vapor, nem de gases. Além disso, o BMGLUX foi construído de tal forma que retém a fuligem.

E a inalação de fuligem é, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a oitava causa de mortes no mundo. A eletricidade gerada pelo fogão permite acender quatro lâmpadas, ligar um aparelho de TV, um CD player. Estamos ainda fazendo testes para acoplar uma pequena geladeira.

O grupo BMG assumiu a industrialização do produto no ano passado. Primeiro através da Damp Electric e depois da Energer, da qual Ronaldo é hoje diretor. A empresa tem fábricas em Sabará (MG) e Rio Branco (AC).

ENERGER Av. B, 201, Distrito Industrial Simão da Cunha, Sabará (MG), tel. (31) 2126-7800

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. belo o texto Feminino. Gostaria de adicionar seu blog ao meu (http://pedacosdemila.blogspot.com) . Também pertenço ao ambiente, como todos nós, e trabalho na área. Será uma grande contribuição pra mim e para os meus. Permita-me?

    ResponderExcluir